segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Parisienne by Yves Saint Laurent
@bmenabarreto01:37 0 comentários


Primeira vez que venho aqui falar de um perfume, e preciso dizer que isso me deixa muito nervosa, e explico o por que:  eu tenho um sincero fascínio por perfumaria, por aromas, suas combinações, sua harmonia, seu andamento e desabrochar. 
É muito difícil, acredito que pra todos, falar sobre algo que se gosta muito, então peço perdão pelos meus possíveis erros.
Mas vamos ao motivo do post:


Kate Moss na campanha de lançamento, em 2009
Parisienne. O nome não poderia ser mais explicito, apenas, talvez com o nome do seu irmão mai velho Paris, da mesma marca. 
Suas notas oficiais, segundo o Fragrantica são: Cramberry, Blackberry e Vinil no topo, Violeta, Peônia e Rosa de Damasco no coração e Vetiver, Musk, Sândalo e Patchuli na base.
O perfume se propõe a ser moderno, marcante e acima de tudo sexy (quase escrevi "sensual", mas existem sutis diferenças entre ambos os atributos, e é importante deixar claro qual é o que pertence a este perfume).
Logo na entrada do perfume, ele é bem doce, pelas berries, mas além do azedume da escola francesa, sente-se também algo diferente e sintético, algo como cheiro de maquiagem cara, o que deixa o doce diferente. Não é como um perfume teen ou um Fantasy da vida, ele é mais.. elegante, ele é mais distante. É como o calor do sol em um dia frio.

E ai entram os florais. Não tem o que falar, a combinação Violeta-Peônia-Rosa é perfeita. Dançam muito bem juntas, mas acho que a Rosa rouba a cena muito bem, a Violeta dá o suporte powdery que dá o ar "Moulin Rouge" e a Peônia dá a harmonia perfeita entre o romantismo das Rosas e o carregamento da Violeta. Vemos um floral maduro e bem acabado.
Por fim, a base do perfume é fantástica. O cheiro é quente e preguiçoso, é carregado e lento. E o azedume que eu particularmente amo se acentua ainda mais na base, talvez graças ao Vetiver, e um amadeirado bem gostoso toma conta. Amadeirado e azedo. E ao mesmo tempo, ainda doce e powdery, como que um breve resgate dos movimentos anteriores pra encerrar a sinfonia.

Conclusão: Um perfume maduro, porém romântico, sexy, charmoso, rico, gostoso, moderno e quente. Mais indicado pra noite (ao menos no clima Brasileiro), e muito, mas muito sedutor. Bem equilibrado nas passagens e coeso de forma geral sem nenhuma grande mudança brusca de segmento olfativo, um doce amadeirado quente que consegue se destacar no meio de tantos adocicados genéricos do dia-a-dia, e não só ser original, como também moderno. Ele caminha entre o doce sem ser obvio, e  o elegante sem ser pesado como costumam ser os perfumes franceses que evocam esta qualidade. Ele encontra o ponto perfeito e fica lá, equilibrado no meio de dois dos maiores clichês da perfumaria. Pode parecer um perfume fácil de usar, mas não é do tipo que agrada todo mundo (em grande parte por conta do vinil), por isso indico que, se for comprar experimente e conheça antes. É um perfume de durabilidade boa, e próximo à pele, o que acho que dá mais charme ainda a esta peça.

Opinião: Sinto o cheiro se espreguiçar pelo corpo e se arrastar, como ver o sol nascer deitado na cama. Como citei antes, ele também me lembra algo meio Moulin Rouge, mas uma versão bem moderna deste. Algo como olhares, jeito de corpo e convites trocados em segredo. Me faz pensar também no romantismo, no entardecer, e me faz imaginar uma Paris de possibilidades ao cair da noite. É um perfume de pouca luz, e sempre me faz pensar, se não em noite, em por ou nascer do sol, o que é algo muito interessante, pois em perfumes desse tipo tanto a publicidade quanto o design da embalagem carregam significados e até na cor há referência ao entardecer.

Li em algum lugar (não lembro mais onde, infelizmente, faz tempo) que o frasco de Parisienne foi feito para parecer com o emaranhado das ruas do centro de Paris, e a cor do frasco/perfume, além de passar romantismo faz uma referência à cor do céu da Cidade Luz ao por do sol. Se for verdade, achei essa carga de significados muito bonita, pois transforma o perfume mais ainda a um tributo à essa cidade, e principalmente às suas mulheres, ou ao menos à idealização destas.

Mas acima de tudo, acredito que Parisienne seja um perfume feito para aquelas mulheres de verdade que, mesmo não estando em Paris, tem a capacidade de tornar qualquer cidade tão interessante, charmosa e bela quanto a Cidade Luz.

Receio soar repetitiva, mas me arriscarei ainda assim, para deixar bem claro que - pra essas - não é Paris que te transforma em parisiense; é você, já parisiense, que pode transformar toda cidade em Paris.  
Algo mais:
- A cara da campanha de 2009 (ano de lançamento) foi a modelo Kate Moss, e a de 2011 foi a também modelo Marine Vacht. Tenho que dizer que prefiro a da Moss, pois pra mim passa mais a ideia da mulher que formei durante esse post. O apelo sexy da campanha com a Vacht é mais obvio, e acho que perde algo no quesito elegância.
- Os narizes do perfume são Sophia Grojsman (Paris, Tresor) e Sophie Labbe (Jasmin Noir).
Marine Vacht, campanha de 2011
Enfim, é um dos meus preferidos e já cogito até - quem sabe um dia - adotar como assinatura olfativa. 

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Linha Morango e Acerola Natura Tododia
@bmenabarreto17:21 0 comentários

Mais uma vez, estou aqui pra falar sobre um produto da Natura, e isso, acredito que será bem frequente, já que é uma marca que eu gosto muito e fiz a promessa pessoal de experimentar todas as linhas de cuidados diários da mesma (vide falência).

E como promessa é dívida (bote dívida ni$$o), não perco nem as edições especiais, como é o caso da linha Tododia Morango e Acerola, sobre a qual falarei aqui.
A linha foi lançada especialmente pro verão, então vem com a proposta de refrescância e leveza, como as frutas da linha já sugerem.

Vamos aos fatos. Comprei a linha completa, isso inclui hidratante, spray corporal, sabonete liquido e sabonete em barra. Falarei sobre cada um.




Começar com o spray. A primeira coisa que tenho a dizer sobre: a fixação é pior que péssima. Sei que a fixação não deve ser nada demais, por ser um spray corporal e tal, mas o desse é realmente ruim. Na minha pele não dura nem 10 minutos. Dez minutos. Minutos.
Na roupa parece amaciante, aquele cheiro distante, e olhe lá; tem amaciante melhor. Sei que tem gente que vai reclamar comigo, dizer que a proposta do spray corporal não é durabilidade, e até concordo. Mas poxa gente, usei o especial de inverno Cereja e Avelã, não era um absurdo de fixação, mas dava pra sentir cheiro de alguma coisa. Sem contar a linha de body mist da Victoria Secrets, que tem uma durabilidade razoavel e é perfeito pro dia a dia, assim como os que ja usei da Mahogany, por exemplo. Naturalmente isso pode variar muito pra cada pele, mas só posso escrever sobre as minhas experiências.
Mas voltemos ao de Morango e Acerola, vamos ao cheiro em si: não senti o morango. A acerola até pode ser, com boa vontade, mas se você realmente está interessada na fragrância, pra mim me lembrou mais guaraná com tangerina (q). É cítrico, é frutado, é refrescante, é bem gostoso (apesar de achar que não é o meu tipo de fragrância) mas não é Morango com Acerola.

Já o hidratante, o que posso dizer é que cumpre o que promete, de verdade! A textura é bem leve, lembra álcool em gel sabe? Você passa, ele se espalha fácil e absorve rápido, fica meio líquido e some. Sem contar que tem hora que ele "deslisa" na sua pele, tipo manteiga derretida sabe :3 Delícia. O cheiro é o mesmo caso do spray, bem frutal cítrico. Em relação à hidratação, acho que é bem boa. Naturalmente por ser um produto pra verão, a proposta principal vai ser o conforto da pele, então não vá esperando aquela hidratação; ou seja, acho que pra pele seca pode não cair muito bem, mas ao menos no meu caso serviu bastante (considero minha pele normal). 

A parte boa é que é daqueles hidratantes que você não precisa ter medo de usar durante o dia; Deus sabe a minha luta com a calça jeans da vez que tentei usar alguns hidratantes pra ir pra faculdade, ou até como as vezes minha pele ficava melada quando eu não estava no ar condicionado. Esse não, esse é sequinho sequinho :3 

E finalmente, os sabonetes. Você deve tá pensando, "ah, mas sabonete nem tem muito o que falar", e bem, posso concordar com isso em relação ao sabonete em barra. Ele é um bom sabonete, o cheiro funcionou muito bem nele, ele realmente te deixa com a sensação de refrescância, pele macia, a espumação é boa e coisa e tal, mas é o que já temos dos sabonetes da linha Tododia. 
No entanto, o sabonete líquido...Apenas adorei <3 Eles levaram a ideia do frescor bem a sério! Além da textura do sabonete ser bem interessante (ele é tipo um gel, bem denso) a sensação de refrescância é muuuito boa. Parece que você tá passando um tiquinho de pasta de dente (q) junto com o sabonete, por que ele dá aquele friozinho no corpo, aquele frescor. E uma coisa legal: esse sabonete rende bastante. Não sei se pela consistência, que ja falei, mas você coloca pouco e ele faz bastante espuma :3 Alem de tudo isso, ainda achei relativamente hidratante! Apenas amando <3
Agora, saldo final,compraria de novo:
( )Spay
(x)Hidratante
( )Sabonete em barra (É bom, só não faço questão, não entendam errado)

(x)Sabonete líqudo ("SIIIIIIIIIIM, eu aceito" <3)

Desculpem o post longo, tentarei ser mais coesa da próxima vez, mas falar de linhas completas é complicado.

Até :]